Perguntas sobre a agricultura biológica (Orgânica).

     O que é a agricultura biológica e orgânica?   A palavra orgânica refere-se a sistemas agrícolas de produção de alimentos e fibras têxteis. Toda uma gama de produtos agrícolas são elaborados organicamente, entre eles: frutas e vegetais, grãos e cereais, carnes, produtos lácteos, ovos, fibras têxteis tais como o algodão, flores e alimentos processados. A cultura de  produtos orgânicos apoia o desenvolvimento da diversidade biológica no campo com o fim de perturbar o hábito dos organismos considerados como pestes, e a determinação da manutenção assim como repor a fertilidade da terra. Os agricultores orgânicos (biológicos) não podem utilizar pesticidas ou fertilizantes sintéticos. Algumas características essenciais dos sistemas  orgânicos incluem: o esboço posto em marcha de um plano de sistema orgânico que enumera as práticas utilizadas na produção de cultivos e produtos pecuários; um sistema  minucioso de contabilidade que indaga todos os produtos desde o campo até ao seu ponto de venda, e a manutenção de barreiras para evitar contaminação involuntária proveniente de campos convencionais adjacentes.

     Serão os alimentos orgânicos mais nutritivos que os alimentos convencionais? Ainda não se realizaram estudos definitivos, principalmente devido à enorme quantidade de variáveis requeridas para fazer uma comparação justa entre os alimentos orgânicos e convencionais. Estas variáveis incluem: variedade de cultivos, tempo decorrido depois da colheita, tratamento pós-recopilação , e ainda o clima e o tipo de solo. Todos os anteriores podem ter importantes efeitos na qualidade nutritiva. Um estudo deste ano de 2002 indica que é muito menos provável que a comida orgânica contenha resíduos de pesticidas que a comida convencional (13% das mostras de frutas e vegetais orgânicos vezes 71% das mostras de frutas e vegetais convencionais continham pesticidas). Para mais informação sobre este estudo de 2002 (Baker, B.P., C.M. Benbrook, E. Groth III e K.L. Benbrook 2002.) visite o site da Web do Instituto de Revisão de Materiais Orgânicos nos Estados Unidos  www.omri.org

    Serão seguros os alimentos orgânicos e biológicos?   Sim, sem qualquer dúvida. Os alimentos orgânicos são tão seguros como qualquer outro tipo de alimentos. Como com toda a classe de frutos e vegetais, os consumidores devem lava-los antes de os consumir para assegurar sua máxima limpeza. Como já foi dito, as frutas e vegetais orgânicas contem níveis de pesticidas consideravelmente mais baixos que os convencionais. É um erro comum acreditar que os alimentos orgânicos poderiam correr um risco maior de contaminação por parte da bactéria E. Coli, devido ao uso de alguns químicos ainda que os agricultores convencionais frequentemente utilizam toneladas de químicos sem nenhum tipo de regulamento. Os protocolos orgânicos estabelecem directrizes rigorosas relativamente ao uso de químicos na agricultura biológica dando duas opções: deve-se optar aos adubos orgânicos primeiramente, e devem-se utilizar pelo menos antes dos 90 dias antes das colheitas, o qual dá tempo suficiente para os micróbios se encarregarem da decomposição de qualquer agente patogénico.

     Será  realmente importante a cultura biológica?  Aproximadamente 2% da provisão alimentar dos EUA é cultivada utilizando métodos orgânicos. Durante a ultima década, as vendas de produtos orgânicos terão aumentado pelo menos uns 25% anualmente, o que significa que são o sector mais rápido em crescimento da agricultura. No ano de 2001 calculou-se que as vendas de produtos orgânicos tivessem atingido os 93 mil milhões de dólares.

     Os alimentos biológicos que se encontram em algumas cadeias de Super Mercados nos Estados Unidos e também através do mercado directo do agricultor, tal como o CSA ( Agricultura Apoiada pela Comunidade). Muitos Chefes de restaurantes dos EUA utilizam frutas e vegetais orgânicos porque desejam uma qualidade e sabores superiores. Os alimentos orgânicos também estão adquirindo aceitação internacional, com países tais como o Japão e a Bélgica que, aliás, se estão convertendo em importantes mercados de alimentos orgânicos. Creio que Portugal, os Açores e até mesmo a nossa  ilha Graciosa só terão em beneficiar se em vez de culturas convencionais optarem por culturas orgânicas e biológicas. Esta introdução às novas tecnologias orgânicas e biológicas só trarão vantagens, não só para a saúde humana como para todo o meio ambiente.

      Como fertilizam suas colheitas os agricultores biológicos? Como controlam as pragas e as doenças das plantas?  Os agricultores biológicos trabalham terras sãs ao nutrirem o componente vivo da terra, os micróbios que libertam, transformam e transportam nutrientes. A matéria orgânica da terra contribue a uma boa estrutura terrestre e a sua capacidade de retenção de agua. A primeira estratégia dos agricultores biológicos para controlar as pragas e as doenças é a prevenção, por meio de uma boa nutrição das plantas e uma óptima manutenção das mesmas. Os agricultores orgânicos fazem culturas com abrigos e sofisticadas rotações das culturas para mudar a ecologia do campo, eficazmente perturbando o hábitate das pragas, os insectos e organismos que causam doenças nas plantas. As pragas são controladas por meio da rotação de culturas, uma lavra mecanica, assim como culturas de abrigos, cobertas com "Mulch" (Mulch é uma palavra inglesa que significa material orgânico composto por folhas húmidas, palha etc., que serve para cobrir a terra durante a plantação). Os agricultores biológicos dependem de uma diversa população de organismos terrestres, insectos benéficos e aves para o controlo das pragas.

     Como se criam o gado e as aves?   A carne, produtos lácteos e ovos orgânicos provem de animais alimentados à base de rações orgânicas e é permitido que estes sejam criados em campos abertos no exterior. Devem manter-se sob condições de vida que se adaptem à conduta natural dos animais. Os ruminantes (o gado de várias espécies) devem ter acesso a pastos. As aves e gado orgânico não podem receber tratamentos com antibióticos, hormonas e  nenhuns  medicamentos se não tiverem doentes (só no ultimo caso poderão ser medicados). O uso de medicamentos anti-parasitários é regulada com extrema precisão. As patologias e parasitas no gado são controladas principalmente através de medidas de prevenção tais como a mudança de pastos, dietas equilibradas, alojamento e abrigos sanitários e redução de stress.